Natural de Lage dos Negros, povoado pertencente a Campo Formoso, a jovem Cleidiana Soares, vem se destacando no meio educacional, com atitudes de uma pessoa que está preocupada com sua terra natal. Recentemente em sua página da rede social Facebook, a jovem mostra ações e reivindicações que beneficiarão todas as localidades quilombolas de Campo Formoso.
![]() |
Elmo Vaz e Cleidiana Soares |
No último dia 27 em reunião com o Presidente da CODEVASF, Dr. Elmo Vaz Bastos de Matos, e os assessores Atadeu Ferreira e Stênio Petrovich Pereira. Na pauta estava solicitar apoio para a implantação do polo da Universidade Aberta do Brasil na Lage dos Negros. O presidente disse que não só apoiaria a iniciativa como também colocou a CODEVASF à disposição para desenvolver ações que promovam o desenvolvimento da comunidade. Já temos um apoiador para nossa semana da consciência negra de 2014.
![]() |
Cleidiana Soare e Ilma Fátima |
No mesmo dia dia teve a oportunidade de se reunir com a Coordenadora Geral de Educação para as relações étnico-raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, professora Ilma Fátima de Jesus. Discutimos a necessidade de formação dos professores para uma ação mais efetiva junto à educação da criança quilombola. A coordenadora apresentou uma série de ações q...ue poderão ser desenvolvidas em parceria com a Univasf. Infelizmente as autoridades políticas não apresentaram nenhuma demanda. Isto dificulta ações neste ano, mas há um interesse da coordenadora de construir alternativa junto a Univasf e que dependerá do polo da Universidade Aberta do Brasil que estamos tentando conquistar para a Lage dos Negros. Porém, o maior desafio neste momento é a valorização da cultura e identidade quilombola.
![]() |
Cleidiana Sores e Leandro Fialho |
Cleidiana também teve a oportunidade de se reunir com a Coordenadora Geral de Ações Educacionais Complementares do Ministério da Educação (responsável pelo Programa Mais Educação), professor Leandro Fialho. Discutimos a necessidade de ampliação do programa junto à região da Lage dos Negros para que as crianças quilombolas tenham igualdade de acesso às crianças não quilombola de Campo Formoso. O coordenador sugeriu a busca por parceiros, como a Univasf, e de ampliar o controle social do programa.
E nesta sexta (28) Cleidiana reuniu-se com o Diretor do departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Palmares. Na pauta estava apoio a polo de Universidade Aberta no Brasil e de ações que promovam a cultura quilombola. Foi, sem dúvida, a reunião mais produtiva e animadora. A Fundação Palmares já garantiu apoio aos investimentos para levar internet com maior velocidade ao polo que custa R$ 340.000,00. O diretor abriu a possibilidade de garantir alguns estímulos aos estudantes universitários quilombolas. Outras novidades conversaremos pessoalmente com a galera que gosta e faz cultura na Lage dos Negros.
Essa é uma grande iniciativa, onde quem ganhará será toda a comunidade quilombola de Lage dos Negros. Parabéns Cleidiana Soares, esses são os votos da equipe do Portal Lage dos Negros.