sexta-feira, 28 de março de 2014

Aneel divulga ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de energia em todo o país

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou, na última quinta-feira (26) o ranking das concessionárias de distribuição de energia elétrica do país em relação à qualidade do serviço prestado para o ano 2013. O ranking avaliou todas as concessionárias do país para o período de janeiro a dezembro de 2013 e foi dividido em dois grupos, de acordo com o porte da empresa. São 35 concessionárias de distribuição consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), e 28 concessionárias consideradas de menor porte, com o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh. No mercado maior, as melhores colocadas foram a Companhia Energética do Ceará (Coelce), seguida da Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz, SP) e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ficou em 24º lugar no ranking. A Celpe, uma empresa do grupo Neoenergia, atende a mais de 3,2 milhões de clientes em 184 municípios, ao arquipélago de Fernando de Noronha e à cidade de Pedras do Fogo, na Paraíba. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, também controlada pelo Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, ficou em 25º lugar no ranking. A Coelba está presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, atendendo a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km2. Hoje, a empresa conta com mais de 5,2 milhões de clientes.

A avaliação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos índices de interrupção do fornecimento de energia para os consumidores. De acordo com a Aneel, o ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Desde o ano passado, o ranking é usado para definição do Fator X, que determina a redução que deve ser aplicada no cálculo do reajuste da tarifa.

Em nossa Região onde a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a empresa fornecedora do serviço, constantemente há interrupção temporária do serviço que afeta diretamente a economia local, quando a falta de energia é um verdadeiro transtorno, e a população local chega a ficar mais de 24 h sem energia.

ANEEL
Comentários
0 Comentários