O Povoado


• O Povoado de Lage dos Negros
O Bioma caatinga possui uma área de aproximadamente 100 mil Km², abrangendo 10% do território nacional e fica localizado na faixa subequatorial, entre a Floresta Amazônica e a Floresta Atlântica. Na maior parte da sua área o clima é quente e semi-árido com a média de temperatura anual ficando entre 27º C e 29º C e média pluviométrica inferiores a 800 mm. Na Caatinga a característica marcante é a irregularidade na distribuição das chuvas. Sendo assim os rios por sua vez são intermitentes, só desaguando apenas nos períodos das chuvas, tendo os seus cursos interrompidos durante a estação seca.
As vegetações para suportar a falta de água, perdem as folhas e ficam com o aspecto de mortos. Mas após as primeiras chuvas a diversidade animal e vegetal se tornam bastante evidente com as plantas florescendo e os animais entrando em fase de reprodução, deixando os seus descendentes que herdaram a sua adaptação para poder suportar o longo período de estiagem.



LOCALIZAÇÃO E HISTÓRIA DO POVOADO


O povoado de Lage dos Negros é uma comunidade quilombola pertencente ao município baiano de Campo Formoso, cujo este município faz parte da microrregião de Senhor do Bonfim e da 28ª região administrativa do Estado e Região Econômica do Piemonte da Diamantina. A extensão do município é de 6.806 Km².
Sua história teve seu início por volta do século XVIII, quando um escravo chamado Luiz José dos Santos saíra do quilombo de Bananeiras, localizada atualmente no município de Antonio Gonçalves, e fora a busca de um lugar propício a viver, andando pelo sertão da Serra das Jacobinas mais precisamente no povoado de São Tomé (Campo Formoso-Ba) casou-se e teve filhos, caminhado mais chegou a Fazenda Espírito Santo (atualmente o povoado de Gameleira do Dida) para trabalhar como capataz para o senhor Fagundes de Barros, só que sua família foi crescendo a cada ano até que o senhor da fazenda lhe fez uma proposta de compras uma área para ele poder trabalhar e criar seus filhos e netos, sem exitar muito ele aceitou a oferta e foi morar nesta propriedade, observado a paisagem notou que na beira do riacho havia um enorme lajedo de pedra e toda sua família eram negros surgiu então a idéia de batizar o lugar de Lage dos Negros. E até hoje este nome está presente no cotidiano da população, que tem orgulho de serem o que são QUILOMBOLAS, nativos da Bahia e descendentes de africanos como todos os outros que aqui vivem neste imenso país.
O povoado é localizado a quase 100 km de distância da sede do município, o território quilombola de Lage dos Negros, hoje é superior a 1.000 Km² (faltando atualizar a real demarcação territorial). O acesso ao povoado é dificultoso, pois a estrada é de chão batido. A sede do território tem uma população estimada em mais de 4 mil habitantes, e todo o território conta com 23 comunidades, que juntas totalizam uma população superior a 10 mil habitantes (EBDA, 2007), deste há uma taxa de analfabetismo superior a 60% da população com faixa etária superior a 40 anos e 15% entre os jovens e adultos com faixa etária de 15 a 39 anos. A educação é disponibilizada pelo poder público municipal que atende a uma clientela que vai do ensino infantil ao ensino fundamental ficando sem acesso ao ensino médio tão pouco ao superior, no esporte e lazer não existem espaços destinados à pratica de esporte e lazer, na área da saúde a comunidade dispõem de uma unidade do PSF (Programa Saúde da Família), que atende à toda população de Lage dos Negros e Região
Lage dos Negros vem resistindo a uma serie de precariedade, lutamos por melhores condições vida e também de uma melhor infra-estrutura do povoado, uma saúde eficaz, uma verdadeira educação de inclusão e não de comparação, uma segurança igual para todos e também haja a inserção dos quilombolas no mercado de trabalho não imigratório, pois estamos cansados de assistir aos nossos jovens terem de sair de sua terra e irem em busca de “melhores condições de vida”, sabemos que isto é direito nosso, mas nem todos têm acesso a esses eles. Para nós isso parece ser utopia, um verdadeiro sonho que parece nunca ser alcançado. Estamos lutando e indo atrás de nossos ideais de igualdade para todos que aqui vivem.
Como toda comunidade quilombola brasileira e nordestina apesar de termos poucos recurso tentamos preservar nossa história e a nossa tradição para tanto há na comunidade diversas manifestações culturais tais como: O Congado, a Folia de Reis, a Roda de São Gonçalo, a Roda de Terreiro, A festa do Padroeiro Santo Antônio com seus treze dias de festa, A capoeira e outras.


MEIO FÍSICO

Clima:
O clima predominante é o quente do semi-árido, isto porque o território está localizado no polígono da seca. Onde a temperatura média varia entre 23 a 28º C, e as chuvas variando entre 300 a 2000 mm anuais, mas, durante os últimos anos estas chuvas não estão ultrapassando 400 mm anuais (BAHIA, 1994).
Relevo :
O território apresenta um relevo diversificado com uma verdadeira cadeia de serras, vales, grotas, tabuleiros e grutas. Temos a Serra do São Francisco, que compreende quase todo o território, Vale do Salitre, com uma verdadeira grade produtiva de hortaliças irrigadas, grotas, tabuleiros. Existem uma grande diversidade de Cavernas, que é um atrativo para diversos pesquisadores que, vindos de diversas partes do Brasil e também do mundo, ficam maravilhados com a grandiosidade e a diversidade de nossas grutas, entre elas destacam-se a gruta da Boa Vista, com mais de 100 Km de galerias sendo a maior caverna do hemisfério sul do planeta, a gruta do Sumidouro, que é a mais visitada da região, a gruta da Barriguda e a do Convento onde elas estão entre as maiores do Brasil.
Hidrografia:
O território está localizado dentro da Bacia do Rio Salitre, um dos afluente do Rio São Francisco, onde ao longo das margens do rio há uma riqueza em cultivo de hortaliças e frutas irrigadas.
Tipos e aptidões dos solos:
Geologicamente o solo do território é dividido em arenitos, argilosos depósitos eluvionares e coluvionares, calcário e depósitos fluviais (BAHIA,2006).
O solo apresenta grande riqueza mineral como ametista, amianto, barita, calcário, calcita, calcita ótica, cristal de rocha e outros (SEBRAE, 1996).


MEIO BIÓTICO

Vegetação:
A vegetação do território é quase toda constituída por caatinga, destaca-se os tipos caatinga arbórea densa, com e sem palmeira, caatinga arbórea aberta, caatinga florestal (SEBRAE, 1996).
Algumas plantas de nossa vegetação armazenam água como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para poder absorver o máximo da água da chuva. Algumas espécies mais comuns da região são: umburana, juazeiro, jurema preta, licurizeiro, umbuzeiro, mandacaru, aroeira, pau d'arco roxo e amarelo.
Na caatinga existem áreas com muita umidade, onde são chamados de brejos. Nessas áreas é possível produzir quase todos os tipos de alimentos. Essas áreas se localizam próximas as onde a quantidade de chuva é maior.

Fauna:
Existem várias espécies de animais no ecossistema do território de Lage dos Negros que juntas colaboram para o equilíbrio ecológico do nosso ambiente. Dentre estes podemos citar: veado, teiú, preá, sagüi, raposa, pomba asa branca, beija-flor, papagaio, carcará, gavião, etc. todos em pequenas quantidades pois a caça predatória está levando a nossa fauna para um estágio critico. Entre as quais destacaremos: tatu, onça, ema, periquito, pássaros diversos.


MEIO SÓCIO-ECONÔMICO

População :
A população estimada pelo IBGE dentro do território em 2007 era de aproximadamente 12.000 habitantes nas 23 comunidades quilombolas do território.
Atividades econômicas:
A economia dentro do território e basicamente compostas por dois setores
Setor Primário:
- Agricultura: a cultura de maior destaque é o sisal, seguido de outras culturas como mamona, milho, feijão, mandioca, hortaliças e frutas.
- Pecuária: as condições climáticas favorecem a atividade pecuária de caprino cultura, pela maior resistência dos rebanhos, mas também se desenvolvem outras atividades como bovinocultura, suinocultura, ovinocultura e apicultura.
Setor Terciário:
Onde destacamos o comercio varejista do território, com insumos agrícolas, serviços na área de educação e saúde.

Saúde:
No setor de saúde, apresenta uma característica precária, onde que no território contamos apenas com um único posto de saúde, onde o atendimento e oferecido pelo Programa Saúde na Família – PSF, e atende a uma população superior a 15 mil pessoas entre 23 comunidades.

Educação :
O Território conta com uma rede de ensino municipal (educação infantil e fundamental I e II), estadual (médio) com uma extensão do Colégio Luzia de Freitas.

A educação em nosso território enfrenta problemas semelhantes aos enfrentados por outras localidades como deficiência na capacitação de educadores, carência de material didático, instalações precárias na maior parte escolas isoladas.

No território há também convênios entre associações e instituições educacionais a semi-presencial, oferecendo graduações e especializações.

Fórum de discussão sobre políticas quilombolas e o regate identitário de Lage dos Negros:

Idealizado pelos educadores que atuam em Lage dos Negros, o fórum tem como finalidade discutir propostas que visa a melhoria do território de maneira plena, elaborando propostas onde estas são destinadas às diversas partes dos governos (Municipal, Estadual e Federal). É realizado anualmente e conta com a participação tanto de educadores como representantes da sociedade civil organizada. E a cada edição do Fórum é trabalhado um eixo temático.




A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM LAGE DOS NEGROS/CAMPO FORMOSO

A educação Quilombola no município de Campo Formoso, teve seu início logo após a promulgação da Constituição Federal em 1988 através dos movimentos sociais de fundo e feixo de pasto e quilombola, sua atuação durante o final da Década de 80, toda década de 90 e 2000, infelizmente parte do poder público, tomou para si todos os conhecimentos formativos, fazendo com que pessoas que não fossem do movimento participassem dessas formações, mesmo assim elas foram importantes para a elaboração de documentos que norteassem a educação quilombola como um todo, sempre visando os conhecimentos e saberes locais.

Mas a partir de 2006, foi aberto a participação de lideranças comunitárias quilombolas para a elaboração dos diversos documentos que focasse na educação quilombola, dentro do governo do Estado, iniciou-se as conversas sobre a criação de um fórum estadual e permanente que tratasse da educação quilombola, que posteriormente culminou em sua criação em 2010 a nível estadual. Refletindo também em nosso município, principalmente em Lage dos Negros, onde surgiu anteriormente o Festival Negro Zumbi e a Mostra Cultural Quilombola, onde esses projetos visava a valorização cultural, e junto com a criação do Fórum Estadual de Educação Quilombola, surge o Fórum de Discussão sobre políticas Públicas Quilombola e o Resgate Indentitário em 2011 e tinha como objetivo inicial a elaboração de um documento que fosse referência para as melhorias das comunidades quilombolas em torno de Lage dos Negros e depois ampliada para todas as comunidades quilombolas de Campo Formoso e todo município.

Partindo disso, o município de Campo Formoso, tornou-se referência no tema sobre educação quilombola e educação escolar quilombola, mesmo, não havendo nenhuma coordenação ou secretaria específica para tal temática. E sobre a grande importância do Fórum Quilombola de Lage dos Negros norteou e baseou para a criação dos Projetos “Novembro Negro”, idealizado pela Secretaria de Educação e Coidealizado pela Secretaria de Ação Social.

Na atualidade o Fórum Permanente de Discussão sobre Políticas Públicas Quilombola e o Resgate Identitário visa a criação de uma Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial, bem como a criação de um Departamento que trate sobre a Educação Étnico Racial além de coordenações dentro das diversas secretarias do município, alinhado com a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e o Departamento de Educação Étnico Racial. Além disso, está previsto dentro de nosso programa a Criação das Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola, baseado nas Diretrizes Nacional e Estadual e Também do Currículo Educacional do Estado da Bahia.Tudo isso baseadas em nossas 23 (vinte e três) comunidades Quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, Alagadiço de Lage, Barroca, Bebedouro, Buraco, Casa Nova dos Amaros, Casa Nova dos Ferreiras, Casa Nova dos Marinos, Gameleira do Dida, Lage de Cima 2, Lage dos Negros, Lagoa Branca, Mulungú, Pacuí, Patos 1. 2 e 3, Pedra, Poço da Pedra, Sangradouro 1, 2 e 3, São Tomé e Saquinho, sendo que possui 34 (trinta e quatro) unidades escolares atendendo desde a educação infantil ao ensino médio nas esferas municipal 32 unidades escolares e estadual 02 unidades escolares, com uma população educacional aproximadamente 5000 (cinco mil) estudantes.

Sendo assim, faz-se necessário uma política educacional voltada para esta população, visando melhorias em todo processo de ensino e educação para as comunidades quilombolas e não esquecendo das unidades educacionais que recebem estudantes oriundo destas localidades principalmente na sede do município de Campo Formoso.


Autoria: Rodrigo Vicente da Silva
Comentários
0 Comentários