Discutir alternativas e ações estruturantes, esta é finalidade do Seminário Interestadual de Convivência com o Semiárido: Subsídios Para uma Política Nacional, iniciado na manhã desta quarta-feira (26), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). O evento, que prossegue até sexta-feira (28), é promovido pela Casa Civil do Estado da Bahia e conta com a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) e demais órgãos públicos do Estado.
Na cerimônia de abertura, o governador Jaques Wagner, em ato simbólico, entregou uma muda de palma forrageira à agricultora familiar Abigail Bispo dos Santos, moradora da comunidade de Salgadália, localizada em Conceição do Coité. A ação representa as seis milhões de mudas de palma, que já foram entregues pela EBDA, aos agricultores familiares da Bahia.
De acordo com o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, durante o evento, as discussões serão indispensáveis para a elaboração de políticas estaduais e nacionais voltadas para os agricultores familiares que vivem no semiárido baiano. “Através dessas políticas o agricultor terá maiores condições de desenvolver suas atividades no campo, sem se preocupar com a perda de produção, muito comum nestas regiões em períodos de longa estiagem”, afirmou Teles.
Mesas redondas e apresentação de grupos de trabalho fazem parte da programação do seminário que abordará os seguintes temas: Elementos para construção de política nacional de convivência com o semiárido; Programas e experiências de convivência com o semiárido – lições aprendizados e desafios e, conferências e políticas nacionais – desafios da integração das políticas.
Fonte: Assimp/EBDA